Após 27 anos, Museu de Arte Contemporânea do RS deverá ganhar sede própria em 2020

Secretaria Estadual da Cultura apresentou balanço de seis meses de gestão nesta quarta-feira

Secretária da Cultura, Beatriz Araújo. Foto: Guilherme Kepler

Após 27 anos, o governo gaúcho deverá criar uma sede própria para o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito hoje em balanço de seis meses apresentado pela secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araújo. Em um café da manhã realizado na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre, a secretária abordou ações desenvolvidas no período e apontou as maiores dificuldades na refundação da Secretaria.

Na gestão de José Ivo Sartori, a Cultura pertencia à Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Já na estruturação do governo Eduardo Leite, a pasta voltou a ter uma secretaria específica. Para Beatriz, a parte burocrática em desmembrar a Secretaria foi um dos maiores desafios nesse período.

“Inicialmente, a dificuldade foi a parte burocrática. Nós tivemos que separar as secretarias. Esses dois primeiros meses foi bem difícil. A partir daí, a busca foi para conseguir conciliar o trabalho pensando no futuro tendo que fazer levantamentos precisos a cerca da situação de todas as instituições. Lembrando que temos mais de 20 instituições ligadas à Secretaria da Cultura. Foi um trabalho árduo, mas necessário para que possamos dar passos à frente”, ressalta.

O balanço apresentado traz uma agenda positiva para a pasta. No período, a Secretaria deu início a um processo de revisão das regras do programa Pró-Cultura RS e firmou convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ). Além disso, houve fomento do programa Rede RS de Pontos de Cultura. Esse convênio havia sido firmado em 2012 e repactuado em 2018.

O Museu de Arte Contemporânea do RS (MAC-RS) ganhará sede própria no próximo ano. Desde sua criação, em 1992, a instituição estadual está instalada de forma provisória na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). O MAC-RS ficará sediado em um imóvel do Estado na rua Comendador Azevedo, n° 256.

Durante o balanço foi apresentada a programação do Dia do Patrimônio, que foi instituído por meio de decreto assinado pelo governador Eduardo Leite em abril deste ano. Em comemoração, a secretária anunciou que ações em todo o Estado serão realizadas nos dias 17 e 18 de agosto.

“Esse terceiro fim de semana de agosto no qual vamos desenvolver atividades em todo Rio Grande do Sul ele passa a ser aquele momento de reflexão. Tem toda uma memória que precisa ser preservada que nós vamos fazer esse trabalho pelos próximos anos e fazer a diferença”, afirma.

Entre as atrações haverá visitação guiada a prédios históricos, manifestações artísticas, oficinas e ações de educação patrimonial. No dia 17 de agosto haverá a assinatura do decreto de regulamentação do registro de bens culturais e imateriais do Estado.