Mais de 350 mil consumidores já pediram bloqueio de telemarketing

Plataforma Não Me Perturbe registrou, em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil acessos nessa manhã

Foto: André Ávila/CP Memória

Em 15 horas de operação, a plataforma Não Me Perturbe recebeu 355 mil solicitações de bloqueio de chamadas de telemarketing. O site registrou, em média, 13 mil acessos simultâneos, com pico superior a 40 mil acessos na manhã desta terça. Até as 15h, 455 mil pessoas acessaram a página, embora 100 mil delas não tenham concluído o processo. O Brasil soma 266 milhões de clientes de telefonia fixa e móvel.

O cadastro online permite que o consumidor se inscreva para não receber mais ofertas de telefonia, TV por assinatura e internet. Ele vai ser administrado pelas próprias empresas, como determinou a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A medida vale para as empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo.

Como bloquear

A plataforma digital vai permitir ao cliente registrar o número de telefone para não receber mensagens de telemarketing com oferta de serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.

Para não receber mais essas chamadas, o cliente precisa informar nome completo, CPF e e-mail, para criar um login e senha de acesso.

O bloqueio deve ser efetivado em até 30 dias corridos a partir da data da solicitação.

Segundo a Anatel, se uma pessoa solicitar inclusão e continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações, ela pode ligar para o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções vão variar de advertência a multa de até R$ 50 milhões.

Outra decisão da Anatel é que essas empresas não poderão mais efetuar ligações telefônicas com o objetivo de oferecer pacotes ou serviços de telecomunicações para os consumidores que registrarem o número na lista nacional a ser criada.