Porto Alegre registra 436 casos de dengue e Prefeitura recomenda manter cuidados, mesmo com o frio

Do total, 418 foram contraídos na cidade, os chamados casos autóctones

O número de casos confirmados de dengue em Porto Alegre chegou a 436 – 23 a mais em relação ao boletim da semana passada. Do total, 418 foram contraídos na cidade, os chamados casos autóctones. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o bairro com maior registro de casos confirmados continua sendo o Santa Rosa de Lima, onde 330 pessoas adoeceram.

Mais 88 pacientes contraíram dengue em 18 bairros: Bom Jesus, com 20 ocorrências; Jardim Lindoia, com 16; Jardim Floresta, com 13; Jardim Carvalho, com nove; Sarandi, com sete; Rubem Berta, com seis; Mario Quintana, com três; Jardim Leopoldina, Floresta e Lomba do Pinheiro, com dois casos cada, e Cristo Redentor, Sétimo Céu, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim São Pedro, Morro Santana, Vila Nova e Partenon, que registraram respectivamente um caso em cada região. Outros 18 se infectaram em outras cidades.

A SMS adverte que, mesmo que o frio auxilie a reduzir a circulação de mosquitos adultos, devem ser mantidos os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. A Pasta orienta, por exemplo, recolher do pátio o que pode ser descartado, como latinhas, potes plásticos, garrafas PET, vidros e copos descartáveis, e entregar esse material, em sacos plásticos, para coleta seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Também é importante limpar com esponja e sabão a parte interna de utensílios domésticos e de jardinagem, como baldes, bacias, potes e regadores. Esses itens devem ser guardados secos, e em local coberto. A mesma limpeza deve ser feita com os pratinhos de vasos de planta.