Greve na saúde: prefeitura de Canoas garante funcionamento de serviços à população

Profissionais exercem serviços médicos, de enfermagem, administrativos e de higienização em 28 UBSs, 8 UPAs e três farmácias de Canoas

Foto: Divulgação/Sindisaúde

Trabalhadores da área da Saúde de Canoas, na Região Metropolitana, devem cruzar os braços a partir das 8h desta quarta-feira, 17. Conforme o Sindisaúde-RS, cerca de 350 trabalhadores decidiram entrar em greve após anúncio do encerramento dos contratos da prestadora que os contratou com a prefeitura. O temor da categoria é não receber os valores devidos pelo empregador.

Os profissionais exercem serviços médicos, de enfermagem, administrativos e de higienização em 28 UBSs, 8 UPAs e três farmácias de Canoas. A Associação São Miguel e a Associação Beneficente de Canoas (ABC) são as responsáveis pelos contratos, que encerram no dia 31 de julho. Ainda que as associações estejam ligadas também à administração do Hospital Nossa Senhora das Graças, nenhum dos trabalhadores desse local serão afetados.

A Secretaria da Saúde da cidade afirma que está buscando alternativas para atender aos trabalhadores, “mesmo que a responsabilidade do pagamento das indenizações e demais encargos seja do hospital”. Além disso, disse que o município firmou aditivo a outro contrato, com o Hospital Nossa Senhora das Graças, visando garantir o pagamento dos servidores ligados às associações. Por fim, garante que os responsáveis pelos contratos estão buscando, com apoio da Secretaria de Saúde, viabilizar empréstimo bancário para quitar as indenizações.

No começo do mês, o diretor Jurídico da Associação São Miguel afirmou que, legalmente, o contrato não pode ser prorrogado e que todos os funcionários serão desligados. Já a prefeitura reiterou que a suspensão do contrato foi uma determinação da Justiça, após apontamentos de irregularidades em diversos itens do contrato, firmado ainda em 2013.

Sobre os atendimentos, declarou que o encerramento dos contratos não afeta o funcionamento das UPAs e UBSs da cidade, que seguirão funcionando normalmente. A prefeitura reforça que já está trabalhando para repor os profissionais da área da saúde, e afirma que vai lançar nos próximos dias um edital para os serviços terceirizados, como higienização e recepção.

Para que os serviços sejam mantidos com a greve, o Executivo ressalta que, em parceria com a Fundação Municipal de Saúde, serão rearranjados profissionais de outras unidades, priorizando os atendimentos nas UPAs Niterói, Boqueirão e do Idoso.