Corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves passará por obras a partir de quinta-feira

Placas de concreto serão instaladas no trecho entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês

Foto: PMPA / Divulgação

A prefeitura da Capital inicia, na próxima quinta-feira (18), obras para a instalação de barreiras de concreto no corredor de ônibus da Avenida Protásio Alves. Serão instaladas 814 unidades de barreiras de concreto na extensão entre o Hospital de Clínicas e o Colégio Santa Inês, totalizando 1.635 metros. Essa etapa da obra ocorre até domingo. No total, seis estações, com uma média de 250 metros de extensão cada, receberão o serviço.

O processo de instalação marca o início da fase de conclusão das obras do corredor. Os serviços estão organizados por estações. A programação da primeira fase de quinta a domingo servirá como teste. Caso seja constatado grande impacto no trânsito, os dias de trabalho serão reprogramados.

A primeira a receber as barreiras de concreto será a estação próxima ao Hospital das Clínicas, que representa um trecho de 262 metros. As estações que estiverem sendo trabalhadas não funcionarão neste período. A previsão é de aproximadamente três meses para a instalação de todas as barreiras em todas as estações previstas.

As barreiras são feitas de concreto de alta resistência a colisões e tem como principal função a separação dos corredores do fluxo de tráfego, garantindo maior segurança aos passageiros no trânsito e nas estações de ônibus.

A remobilização da obra e o início dos trabalhos pela Construtura Gripeng Ltda se dá após a publicação de termo aditivo no Diário Oficial de Porto Alegre, na última sexta-feira. A obra já teve o valor pago de R$ 522.612,29. No total, 98% dos trabalhos das obras do corredor da avenida Protásio Alves já foram executados.