Cláudia Araújo é empossada vereadora de Porto Alegre

Comerciante ingressou no lugar de Nelcir Tessaro, que teve o mandato cassado

Assinatura do Termo de posse da vereadora Claudia Araujo do PSD.

A suplente Cláudia Araújo (PSD) tomou posse, nesta terça-feira, como vereadora da Câmara Municipal de Porto Alegre. A cerimônia ocorreu no gabinete da presidência da Casa, no fim da manhã, a um dia do início do recesso legislativo. Cláudia entra no lugar de Nelcir Tessaro (DEM), que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral na semana passada, por infidelidade partidária.

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou procedente um recurso do PSD, que pediu o mandato de Tessaro de volta. Ainda na legenda, ele ficou como segundo suplente ao receber 2.447 votos nas eleições de 2016. Dois anos mais tarde, trocou o PSD pelo DEM e assumiu o cargo de vereador com a renúncia de Thiago Duarte – que elegeu-se deputado estadual – e a morte do vereador Tarciso Flecha Negra.

O TRE-RS decidiu por unanimidade pela cassação do mandato. O vereador, ainda assim, pode recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Quem é 

Cláudia Araújo é comerciante e fundadora da associação Amor ao Próximo, que apoia ações de proteção a idosos, crianças em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua e pessoas com deficiência. Uma das principais bandeiras da ONG é a sustentabilidade. Ela computou 2.078 votos em 2016.