Cadastro de aplicadores de agrotóxicos hormonais começa a funcionar no RS

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) coloca no ar nesta terça-feira o sistema que permitirá o cadastramento de aplicadores de agrotóxicos hormonais no Estado.

O cadastro foi determinado pela Instrução Normativa 06/2019 da Seapdr, que estabelece regras para o cadastro dos aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e a necessidade de o produtor prestar informações sobre o uso do produto. O acesso ao sistema está disponível neste link.

O cadastro também poderá ser feito presencialmente nas Inspetorias de Defesa Agropecuária, mediante apresentação de cópia ou original de documento de identidade e CPF do aplicador, certificado do curso de boas práticas agrícolas na aplicação de agrotóxicos e histórico do conteúdo ministrado.

Neste primeiro momento, 24 municípios devem atender a esta regra, no período de julho de 2019 a maio de 2020. Confira a lista:

– Alpestre
– Bagé
– Cacique Doble
– Candiota
– Dom Pedrito
– Encruzilhada do Sul
– Hulha Negra
– Ipê
– Jaguari
– Jari
– Lavras do Sul
– Maçambará
– Mata
– Monte Alegre dos Campos
– Piratini
– Rosário do Sul
– Santiago
– São Borja
– São João do Polêsine
– São Lourenço do Sul
– Santana do Livramento
– Silveira Martins
– Sobradinho
– Vacaria

Agrotóxicos hormonais

Os agrotóxicos abordados pela IN 06/2019 são os que têm como ingrediente ativo principal as auxinas sintéticas, substâncias reguladoras do desenvolvimento vegetal. São as seguintes:

– 2,4-D
– Aminopiralide
– Clopiralida
– Dicamba
– Fluroxipir-meptílico
– MCPA
– Picloram
– Quincloraque
– Triclopir-butolítico