Viaturas com presos são transferidas de local em Porto Alegre

Susepe e Seapen levaram os carros com detidos provisórios para um pátio coberto na zona Leste da Capital

Presos que estavam em viaturas no Palácio da Polícia foram transferidos para um local próximo à Avenida Aparício Borges | Foto: Ricardo Giusti/CP

Os presos em viaturas que estavam na Avenida Ipiranga foram transferidos duas vezes durante o fim de semana, mas não para um presídio. A primeira mudança de local aconteceu na sexta-feira, quando os carros foram retirados da Avenida Ipiranga, em frente ao Palácio da Polícia, e colocados nos fundos do prédio. A mudança visava melhorar o trânsito na avenida, que tinha parte de uma das pistas bloqueadas devido ao grande número de veículos estacionados no local.

No sábado, uma nova mudança de endereço, desta vez para a rua Salvador França. Em uma decisão conjunta da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) decidiram realocar as viaturas em para um pátio localizado na rua Salvador França, na zona Leste de Porto Alegre. O local pertence ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), administrado pela Susepe. Em nota conjunta, os dois órgãos afirmaram que a medida tem o “caráter humanitário. E leva em consideração a segurança de todos (presos, sociedade e especialmente dos policiais) que estavam ao relento e sujeitos a um risco adicional aquele da própria função.”

Diferente das ruas próximas ao Palácio da Polícia, o novo endereço das viaturas é coberto. Na avaliação do Executivo, esta medida vai “mitigar uma situação que mostrava-se potencialmente insegura e notoriamente indigna.” A mudança foi informada na madrugada de domingo através de uma petição. Em seu comunicado, o governo diz esperar que “a compreensão” do Poder Judiciário e também da sociedade.

A crise prisional da região Metropolitana é um dos temas que serão tratados nesta segunda, durante a entrega de uma série de ações de combate à violência. A apresentação terá a presença do governador Eduardo Leite (PSDB) e do vice Ranolfo Vieira Júnior, que acumula o cargo de secretário de segurança. A proposta do governo é entregar um cronograma de criação de novas vagas. Durante o evento também serão apresentados os resultados do programa RS Seguro, lançado em fevereiro.