Defesa volta a pedir acesso à investigação sobre sargento da FAB

Petição tramita no Supremo Tribunal Federal

Foto: Reprodução / R7

A defesa do sargento da Aeronáutica Manoel Silva Rodrigues entrou hoje com mais um pedido de acesso à investigação sobre o militar. A petição tramita no Supremo Tribunal Federal (STF). Preso em flagrante em 25 de junho, em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína, ao passar pelo controle alfandegário, Rodrigues segue detido.

O advogado Carlos Alexandre Klomfahs, responsável pelo caso, relata que não conseguiu ter acesso à investigação militar em andamento na Aeronáutica. O caso deve ser analisado pelo presidente do STF, ministro Dias Toffoli, devido ao período de recesso na Corte, que termina em 1º de agosto.

Na semana passada, o mesmo pedido chegou ao Superior Tribunal Militar (STM), mas não chegou a ser julgado. O vice-presidente do STM, ministro José Barroso Filho, arquivou o pedido por razão processual.

O sargento havia partido do Brasil em missão de apoio à viagem presidencial ao Japão para a reunião do G20. O sargento é acusado pelas autoridades espanholas de crime contra a saúde pública, categoria em que se encontra o tráfico de drogas.

De acordo com a FAB, o inquérito para apurar o episódio deve ficar pronto em até 40 dias. O resultado deve ser encaminhado ao Ministério Público Militar (MPM), que pode, então, abrir uma denúncia-crime contra o sargento da Aeronáutica.