Angus detalha projeto pioneiro em fórum de Carne Sustentável da América Latina

Foto: Eduardo Rocha

A Associação Brasileira de Angus apresentou a um colegiado de mais de 17 países, nesta quinta-feira, seu novo projeto de certificação Angus Sustentabilidade. O encontro, realizado em São Paulo (SP), é promovido pelo Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS) e reuniu lideranças do Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, México, Estados Unidos, Europa e Ásia. Após uma manhã de reuniões que debateram os rumos da produção sustentável, a gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes, ressaltou que a certificação apresentada pela Angus é a primeira do gênero auditada por uma empresa externa, o que confere alta credibilidade a todo o processo. “A parceria com a certificadora alemã Tüv Rheinland é o grande diferencial porque permite uma auditoria detalhada dos processos de cada propriedade”, ressaltou ela, lembrando que um trabalho similar já é realizado com toda a carne certificada dentro do Programa. O diferencial, explicou ela, é que, para receber o Selo Angus Sustentabilidade, os cortes precisarão vir de propriedades que tenham se submetido a uma auditoria focada em boas práticas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Rastreabilidade, Sanidade, Bem-estar Animal e Biossegurança.

Ana Doralina apresentou o projeto do novo selo em almoço com lideranças da pecuária da América Latina, no qual a carne Angus Certificada, proveniente da nova linha de carnes Cara Preta, que pertence ao Grupo ARG, parceiro do Programa Carne Angus em Minas Gerais, foi atração especial aos visitantes. A gerente explicou que a iniciativa visa alinhar a produção de Carne Angus Certificada a novas tendências de consumo em um mercado onde as famílias estão mais preocupadas com a origem dos alimentos e buscando mais informações sobre os cuidados durante a produção dos itens que adquirem.

De acordo com o consultor do GTPS, Gustavo Faria, a participação da Angus foi de grande importância para servir de exemplo para outras associações, mostrando a sua visão do uso de indicadores de sustentabilidade na produção de uma carne de qualidade, item tão valorizado pelo consumidor brasileiro. “Tivemos o privilégio de poder compartilhar esta experiência e a implementação deste novo selo com a degustação do chorizo proveniente do Grupo ARG e certificado pela Associação Brasileira de Angus”, contou.

Saiba mais sobre o Selo Angus Sustentabilidade

O Selo Angus Sustentabilidade atesta a adoção de boas práticas de Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Rastreabilidade, Sanidade, Bem-estar Animal e Biossegurança em propriedades que utilizam a genética Angus. Para poder estampar o selo nos rótulos de seus produtos, as propriedades precisam encaminhar solicitação à Associação Brasileira de Angus e seguir as orientações de protocolo específico. À associação, cabe o dever de selecionar e credenciar propriedades aptas e assegurar o cumprimento das regras básicas de enquadramento: animais 100% rastreados; animais com, no mínimo, 50% de sangue Angus; propriedades rurais independentemente do sistema de criação e que atendam a padrões e critérios de Sustentabilidade. Para isso, destinará técnicos para acompanhar os processos produtivos nas fazendas credenciadas e orientar os pecuaristas sobre boas práticas de produção.

Transcorridos os trâmites junto a Angus, é preciso submeter à propriedade ao processo de auditoria. Em campo, os técnicos da Tüv Rheinland farão um check-list da fazenda sobre temas técnicos como, por exemplo, preservação de vegetações nas nascentes e em área de reserva natural, descarte adequado de embalagem vazias de defensivos agrícolas e de medicamentos, uso de queimadas, plano de recuperação de áreas degradadas, contratação de funcionários devidamente registrados e medidas antiestresse animal.