Câmara retoma análise dos destaques da reforma da Previdência

Maia espera que segundo turno ocorra entre a noite de sexta e a manhã de sábado

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com quase nove horas de atraso, o Plenário da Câmara dos Deputados retomou a análise dos destaques ao texto principal da reforma da Previdência. Marcada para as 9h, a sessão só começou às 17h30min.

Ao longo da quinta, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), reuniu-se com líderes de partidos apoiadores da reforma e da oposição para fechar um acordo quanto aos procedimentos a serem seguidos na votação.

Depois de suspender a sessão na noite dessa quarta, ele disse que era necessário esclarecer os deputados sobre o mérito de cada destaque.

Até o momento, há 20 destaques e emendas aglutinativas de bancada, mais 9 destaques que servem de suporte a elas. Um acordo ontem, no início da tarde, retirou os destaques individuais da votação.

Por volta das 20h de ontem, o plenário aprovou o texto original da reforma da Previdência por 379 votos a favor e 131 contra. Na sequência, os deputados rejeitaram um destaque retirando os professores da reforma da Previdência.

Os destaques mais aguardados são o que aumenta a aposentadoria para as trabalhadoras da iniciativa privada e o que suaviza as regras de aposentadorias para policiais e agentes de segurança que servem à União. Também existe a expectativa da votação de um destaque que reduza a idade mínima de aposentadoria dos professores.

Em entrevista ontem, Maia disse que a conclusão da votação da reforma em segundo turno pode ocorrer na sexta-feira à noite ou na manhã de sábado.