Bolsonaro cogita indicar filho a embaixador do Brasil nos EUA

Legislação determina que parlamentar renuncie ao mandato para assumir cargo

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje que pode indicar um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. A definição, segundo o presidente, está nas mãos de Eduardo, caso ele aceite a indicação. O deputado é atualmente presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

“É uma coisa que está no meu radar, sim. Existe essa possibilidade, ele é amigo dos filhos do Trump, fala inglês, fala espanhol, tem uma vivência muito grande de mundo e, no meu entender, poderia ser uma pessoa adequada, que daria conta do recado perfeitamente em Washigton”, afirmou, em entrevista a jornalistas após participar da posse do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o delegado da Polícia Federal Alexandre Ramagem Rodrigues.

Bolsonaro ponderou, no entanto, que a legislação determina que o parlamentar renuncie ao mandato para assumir o cargo de embaixador, que é permanente. “Se eu não me engano, não tenho certeza, a legislação diz que, no caso do parlamentar aceitar uma indicação como essa, ele tem que renunciar ao mandato”, afirmou.

Devido a essa limitação, Bolsonaro destacou que o filho ainda reflete sobre a possibilidade. “Da minha parte, eu decidiria agora, mas não é fácil uma decisão como essa, renunciando ao mandato sendo o deputado mais votado do Brasil. Tem certas questões que, apesar de ser meu filho, ele tem que decidir”, disse.

A cadeira na embaixada brasileira segue vaga desde que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, removeu o embaixador Sérgio Amaral do posto em Washington, em 10 de abril. Nos bastidores, os nomes comentados eram os do diplomata Nestor Forster Filho e o do cientista político Murilo Aragão.