Jornalistas do The Intercept vão ter apoio jurídico diante de ameaças, garante jurista gaúcho

Aury Lopez Junior faz parte de grupo que se reuniu com Glenn Greenwald no Rio de Janeiro

Foto: Gage Skidmore

O jurista Aury Lopes Junior confirmou que os jornalistas do The Intercept Brasil vão contar com assessoria jurídica diante de possíveis ameaças ao trabalho realizado pelo portal. O site é responsável pela série de reportagens que expôs conversas do ex-juiz Sérgio Moro com o procurador da República Deltan Dallagnol sobre processos da Lava Jato. Professor do curso de Direito na PUCRS, Lopes participou de um encontro com o fundador do site, Glenn Greenwald, no Rio de Janeiro, no início desta semana.

Segundo o advogado, o grupo composto por 40 juristas está preocupado com o risco à liberdade de imprensa. O professor citou as ameaças de deportação a Greenwald, nascido nos Estados Unidos, e uma possível investigação financeira contra o jornalista através do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). “Elas [ameaças] têm um caráter, essencialmente, constrangedor e persecutório”, afirmou Aury Lopes Junior.

Aury Lopes Junior ainda questiona a atuação de Moro nos processos da Lava Jato. Para o professor, o atual ministro da Justiça e Segurança Pública “subverteu completamente a estrutura do processo penal”.

De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o grupo de juristas pretende criar um comitê em defesa da liberdade de imprensa, que atue auxiliando repórteres ameaçados em outros casos.