Congresso decreta três dias de luto oficial pela morte de João Gilberto

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) encaminhou o pedido

Foto: Reprodução / Instagram

O Congresso Nacional decretou luto oficial de três dias em pesar pela morte do cantor e compositor João Gilberto, criador da Bossa Nova, ocorrida no sábado passado. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) encaminhou o pedido, colocado em votação simbólica no Plenário do Senado, nessa terça-feira, pelo presidente Davi Alcolumbre.

“Mesmo tendo falecido alguém com o nome de João Gilberto, fundador da Bossa Nova, tendo tido a decretação de luto oficial por parte da Unesco, do organismo das Nações Unidas responsável pela educação e pela cultura, o sr. Presidente da República não decretou luto oficial do Brasil. Eu rogo a Vossa Excelência, como Presidente do Congresso Nacional, hasteie a meio pau a bandeira do Congresso Nacional pelos próximos três dias”, pediu Randolfe.

Davi acolheu a sugestão e colocou em votação para partilhar a decisão com os senadores de decretar o luto em pesar pela morte de quem considerou um “ícone da Bossa Nova brasileira”. Com o luto decretado as bandeiras do Brasil e do Mercosul ficarão a meio mastro pelos próximos três dias.

Baiano de Juazeiro, João Gilberto, revolucionou a música brasileira ao criar uma nova batida de violão com influências do jazz para tocar samba: a “Bossa Nova”. Lançou discos clássicos como Chega de Saudade (1958), O Amor, o Sorriso e a Flor (1962) e Getz/Gilberto (1964), que tornaram a música brasileira conhecida internacionalmente. Vivia recluso há anos e morreu em casa, de causas naturais, aos 88 anos, na tarde de sábado.

Leia mais:

Sem decretar luto, Bolsonaro se solidariza

João Gilberto é sepultado ao som de pássaros e aplausos em Niterói