Número de casos de dengue chega a 413 em Porto Alegre

Do total, 397 envolveram pessoas que adoeceram sem sair da cidade

Foto: Luciano Lanes / PMPA

O número de casos confirmados de dengue em Porto Alegre chegou a 413, em 2019. Foram mais sete ocorrências atestadas pelos exames clínicos desde a semana passada.

Do total, 397 envolveram pessoas que adoeceram sem sair da cidade, o que configura caso autóctone. Só no bairro Santa Rosa de Lima, na zona Norte, 318 pacientes se infectaram sem viajar.

Mais 79 casos autóctones foram confirmados em outras 18 regiões da cidade: Bom Jesus, com 17; Jardim Lindoia, com 15; Jardim Floresta com 13; Sarandi com sete; Rubem Berta e Jardim Carvalho com seis cada; Jardim Leopoldina, Floresta e Mario Quintana, com dois cada; Cristo Redentor, Sétimo Céu, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim São Pedro, Morro Santana, Vila Nova, Lomba do Pinheiro e Partenon registraram respectivamente um caso em cada bairro.

Os 16 casos importados envolvem pacientes que voltaram doentes depois de viagens. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, cujo número de exemplares adultos cai em função do frio.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda medidas que podem ser adotadas para evitar que os ovos deixados no ambiente deem origem a mais uma leva de mosquitos com o retorno dos dias quentes.

Confira as orientações:

  • Recolher do pátio material que pode ser descartado (latinhas, potes plásticos, garrafas PET, vidros, copos descartáveis), colocando em saco plástico para a coleta seletiva do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
  • Limpar com esponja e sabão a parte interna de utensílios domésticos e de jardinagem, como baldes, bacias, potes e regadores. Após, colocá-los secos em local coberto. A mesma limpeza deve ser feita com os pratinhos de vasos de planta.
  • Usar o mesmo método para limpar a borda interna de caixas d’água, tonéis ou recipientes para armazenamento de água da chuva.
  • Limpar, também com esponja e sabão, as paredes dos ralos de escoamento de água da chuva. O mesmo vale para piscinas infantis que tenham sido deixadas no pátio. Depois, secar e guardar em local coberto.
  • Nas áreas onde houve transmissão viral, além de revisar os imóveis uma vez por semana, eliminando qualquer foco de água parada e lixo, os moradores devem adotar medidas preventivas individuais, como uso de repelente corporal e elétrico.
  • No caso de sintomas compatíveis com a dengue – febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, dor atrás dos olhos, pintinhas vermelhas na pele, fraqueza, dor muscular e nas juntas, náuseas e vômitos -, a orientação é procurar atendimento de saúde o mais rapidamente possível.