Mais de 500 moradores em situação de rua procuraram abrigos para passar a noite em Porto Alegre

Iniciativa no Gigantinho recebeu mais de 200 pessoas

Gigantinho./ Foto: Joel Vargas/PMPA

Mais de 500 moradores em situação de rua procuraram os albergues da prefeitura de Porto Alegre ou o Gigantinho, para passar a noite desta sexta-feira e a madrugada deste sábado. De acordo com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o albergue municipal lotou, com as 120 vagas preenchidas. Já o Dias da Cruz recebeu 53 pessoas, de um total de 90 vagas, e Felipe Diehl teve uma procura de 150 pessoas para 205 vagas.

Já o Gigantinho, que abriu excepcionalmente na noite de ontem em uma parceria do Internacional com a Prefeitura, recebeu cerca de 200 moradores em situação de rua. No local, as pessoas puderam jantar um sopão e tomar café da manhã hoje.

A diretoria de Relacionamento Social ainda não definiu se a ação vai ocorrer novamente nesse sábado.

O Grêmio também aderiu à campanha e doou 600 cobertores, além de alimentos. Ao todo, foram arrecadadas 50 mil peças de agasalhos, 7 toneladas de alimentos e 2 mil cobertores, além de palas feitos manualmente e materiais de higiene.

Tudo o que foi arrecadado será encaminhado para os abrigos da Fasc, da Fundação de Educação e Cultura do Internacional (Feci), aos Cozinheiros do Bem e à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra) para nova triagem e redistribuição.

“As famílias acompanhadas pelo serviço da Fasc também receberão doações. Este é um momento ímpar de solidariedade da população, mas o papel de assistência social da Prefeitura é exercido durante todo o ano”, diz a presidente da Fundação, Vera Ponzio.

Pessoas que ainda quiserem fazer doações podem encaminhá-las ao setor de triagem da Campanha do Agasalho 2019, localizado na rua Múcio Teixeira, 33.

Porto Alegre ganha mais dois albergues

A Prefeitura de Porto Alegre assinou, na tarde dessa sexta-feira, o Termo de Colaboração com a Associação Beneficente Projeto Restaurar para que dois novos albergues acolham pessoas em situação de rua.

As unidades serão instaladas na zona Norte e na região Central da Capital, com abertura prevista para agosto de 2019. Serão atendidas 75 pessoas em cada novo local, das 19h às 7h, todos os dias, inclusive em finais de semana. Com a inauguração, no entanto, o Albergue Municipal, no bairro Floresta, vai ser fechado.

Conforme a Prefeitura, a transição vai gerar aumento de 30 vagas no total. Além disso, a região Norte passa a ter uma unidade, com melhora no atendimento e no serviço oferecido. Os acessos acontecerão através da busca espontânea – quando o próprio usuário vai até a unidade.