Gigantinho se prepara para receber moradores em situação de rua nesta sexta-feira

Doações de roupas, alimentos e colchões são recebidas junto ao portão 1

Foto: Jéssica Moraes./Rádio Guaíba

O Ginásio Gigantinho está se preparando para receber os moradores em situações de rua nesta sexta-feira. A onda de frio considerada severa pelos institutos de meteorologia está sobre o Rio Grande do Sul e promete temperaturas negativas em diversas cidades do Estado nos próximos dias.

O cenário motivou o Sport Clube Internacional, em parceria com a prefeitura de Porto Alegre e os Cozinheiros do Bem, a realizar a iniciativa. A prefeitura disponibilizará colchonetes e cobertores para a ação, mas reforça que mais doações são esperadas para ampliar as vagas para a iniciativa. No Gigantinho, junto ao portão 1, está acontecendo a coleta de doações, especialmente de colchões e cobertores. As portas ficarão abertas das 19h às 21h. As vagas aumentam conforme as doações de colchões.

O Grêmio também se mobilizou para auxiliar os moradores de rua. O clube vai doar 600 cobertores e alimentos para os que estarão abrigados no Gigantinho. As roupas de cama serão entregues junto com os alimentos, a partir das 15h, no ginásio.

Na manhã desta sexta, o Conselho de Odontologia doou escovas de dentes e a loja Redlar fez a doação de colchões. A população em geral participa doando roupas, cobertas e alimentos para o sopão.

Na noite de ontem, o Albergue Felipe Dihel recebeu 55 moradores em situação de rua, para um total de 205 vagas. Já o Dias Cruz teve 29 vagas ocupadas, de um total de 90. O albergue municipal, com 120 vagas, teve lotação máxima.

A Brigada Militar confirmou a morte de um morador em situação de rua, na madrugada de hoje, na Duque de Caxias, no Centro da Capital. A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) ainda não confirmou a situação.

E nos outros dias?

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) garantiu que a cidade possui vagas em abrigos e albergues, mas que nem todos os moradores em situação de rua aceitam o convite para passar a noite nesses locais. Ainda assim, admite que o número total da população nessas condições em Porto Alegre oscila entre 3,5 e 4 mil.

A cidade oferece três albergues, com 415 vagas no total, funcionando das 19h às 7h; dois abrigos mistos; dois abrigos femininos; um abrigo para idosos (horário integral) e três centros POP, com 240 vagas, que funcionam durante o dia. Confira os endereços e contatos telefônicos:

Albergue Municipal – Rua Comendador Azevedo, 270, bairro Floresta. Telefone 3346-3238

Albergue Felipe Diehl – Praça Navegantes, 41, bairro Navegantes. Telefone 3342-2882

Albergue Dias da Cruz – Avenida Azenha, 366, bairro Azenha. Telefone 3223-1938

Centro POP I – João Pessoa, 2384, bairro Farroupilha. Telefone 3519-2186

Centro POP II – Gaspar Martins, 114, bairro Floresta. Telefone 3084-9720

Centro POP III – Avenida França, 496, bairro Navegantes. Telefone 3407-6289