Três regiões do RS podem registrar neve neste final de semana

Fenômeno tem chances de acontecer entre a noite desta sexta e o início de sábado

Em São Francisco de Paula, neve foi registrada em julho de 2016 | Foto: Bolívar Medeiros / Prefeitura de São Francisco de Paula / CP Memória

Dados da MetSul Meteorologia baseados em prognósticos obtidos na tarde dessa quarta-feira, indicam que há possibilidade de ocorrer queda de neve neste final de semana. Os dados colhidos, que podem sofrer algum tipo de oscilação, se referem ao período compreendido “entre a noite de sexta-feira e o início do sábado”.

Segundo a MetSul, “a área de chance mais alta inclui a parte mais Leste da Serra Gaúcha (regiões de Caxias do Sul, Gramado, Riozinho, Rolante e Canela), toda a região dos Campos de Cima da Serra (São Francisco de Paula, Cambará do Sul, São José dos Ausentes, Bom Jesus, Vacaria, Jaquirana e Monte Alegre dos Campos), e a maior parte do Planalto Sul Catarinense”.

A nota informa também que “a área de chance média inclui a parte mais Oeste da Serra Gaúcha e localidades em cotas de altitude entre 400 e 700 metros da região, e municípios mais a Leste do Alto Uruguai. Ainda, compreende a Campanha e a Serra do Sudeste. A área de chance, baixa a muito baixa, inclui os pontos de maior altitude do Centro gaúcho (Itaara e Centro-Serra). Áreas na Metade Leste do RS abaixo de 400 metros de altitude, incluindo a Grande Porto Alegre, podem ter registros ocasionais de chuva congelada (gotículas congeladas).