Número de casos de dengue passa de 400 em Porto Alegre

Só 16 envolvem pacientes que viajaram

dengue casos
Foto: Samuel Maciel/CP Memória

O número de casos de dengue em Porto Alegre chegou a 406, desde o início do ano, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgados nesta terça-feira. Foram 37 ocorrências novas em relação à semana passada. Do total, 390 pacientes contraíram a doença sem sair da cidade, o que configura caso autóctone. Em 2019, mais de 90 pulverizações foram feitas nos bairros com transmissão confirmada. O local com maior número de registros é o Santa Rosa de Lima, com 312 pacientes infectados até o momento.

Os outros 78 casos se registraram em 18 bairros: Jardim Lindoia, com 15; Jardim Floresta com 13; Bom Jesus, com 16; Sarandi, com sete; Rubem Berta e Jardim Carvalho, com seis cada; Jardim Leopoldina, Floresta e Mario Quintana, com dois; e Cristo Redentor, Sétimo Céu, São Sebastião, Vila Ipiranga, Jardim São Pedro, Morro Santana, Vila Nova, Lomba do Pinheiro e Partenon, com um cada.

Os 16 casos importados envolveram pacientes que viajaram a Canoas, Palmas (TO), Belém do Pará (PA), Vitória (ES), Betim (MG), São José do Rio Preto (SP), Campinas (SP), Dourados (MT), Marechal Cândido Rondon (PR) e Teresina (PI). Além disso, há dois casos suspeitos vindos de Fernando de Noronha (BA), dois de São Paulo e dois do Rio de Janeiro.

Conforme orientações do Núcleo de Vigilância de Roedores e Vetores da SMS, é importante que os moradores das áreas onde houve transmissão viral revisem os imóveis uma vez por semana, eliminando focos de água parada e lixo, mesmo no inverno. A limpeza de pátios, com vistorias semanais ou sempre após a ocorrência de chuvas, também é recomendada.