“Reforço” de ar polar poderá causar temperatura de 5ºC em Porto Alegre nesta terça

Clima gélido de amanhã serve de aviso para frio ainda mais intenso entre quarta e quinta-feira

Foto: Alina Souza/CP

O frio já chegou ao Rio Grande do Sul. No entanto, as temperaturas desta segunda não devem ser comparadas com as que deverão ser registradas a partir desta terça-feira. Em função de um “reforço” no ar polar no Estado, a mínima em Porto Alegre amanhã pode ser de 5ºC, segundo informações da MetSul Meteorologia.

Se a Capital poderá ter apenas 5ºC nas primeiras horas do dia, as outras regiões deverão ter marcas ainda menores. O clima gélido de terça servirá de aviso para o que ocorrerá entre quarta e quinta-feira, quando são esperadas temperaturas mais baixas. O Rio Grande do Sul terá dias incomuns de frio, com menos de 10ºC em quase todas as regiões do Estado. O ambiente gelado seguirá presente na sexta, no sábado e no domingo.

Nesta segunda, as temperaturas ainda podem ser consideradas amenas perto do frio que está por vir. A Serra Gaúcha, por exemplo, teve mínima de 7ºC. A maioria dos bairros de Porto Alegre está com 12ºC. Apenas o Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, registrou a marca de 11,8ºC.

Conforme a MetSul, o tempo já abriu no Sul do Estado e, ao longo desta segunda, o clima irá melhorar com a presença do sol. As temperaturas, porém, não sobem muito e não conseguem ultrapassar os 15ºC. À noite, as marcas caem de maneira expressiva, já introduzindo o frio intenso de terça.