Alvo de comentários distintos na mídia, o deputado federal David Miranda (PSol-RJ) chega a Porto Alegre, neste domingo, para participar da programação especial da Parada de Luta LGBTI, no Parque da Redenção. No último dia 13, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior (PSDB), sancionou projeto de lei que incluiu o Dia Internacional do Orgulho LGBT no calendário oficial de Porto Alegre.
A previsão é de que David Miranda faça pronunciamento, ao lado de lideranças políticas, no trio elétrico principal da Parada de Luta por volta das 15h. Único deputado federal assumidamente gay no Congresso Nacional, ele vem exercendo um mandato de luta em defesa da população LGBT.
Miranda é casado há 14 anos com o jornalista e fundador do site The Intercept, Glenn Greenwald — um dos responsáveis pela divulgação do material. Na semana passada, ele revelou que vem sofrendo ameaças desde que assumiu a cadeira de Jean Wyllys (PSol), que deixou o Brasil e o cargo pelo mesmo motivo. O deputado relatou que, após a divulgação das conversas entre Moro e Dallagnol, elas aumentaram significativamente, e pediu reforço de segurança à Polícia Federal (PF).
De acordo com a organização, a Parada de Luta LGBTI também vai contar com pronunciamentos do advogado Ricardo Breier, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional gaúcha (OAB/RS) e do presidente da Aliança Nacional LGBTI+, Toni Reis. A estimativa é de que a secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Nádia Gerhard, represente o Executivo municipal.