A prefeitura de Porto Alegre paga integralmente, nesta sexta-feira, a folha do funcionalismo do mês de junho. O valor bruto totalizou R$ 228,9 milhões e quitará 100% das matrículas (34.113 mil) pagas com recursos do Tesouro Municipal. Há sete meses consecutivos, o município vem mantendo em dia a folha dos servidores, sem parcelamentos.
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, o pagamento em dia da folha e dos fornecedores é consequência dos ajustes feitos nesses dois anos e meio de governo e das reformas estruturais que foram aprovadas recentemente na Câmara, que permitirão a sustentabilidade da prefeitura nos próximos anos.
Além do pagamento da folha, os valores que ingressam nos cofres municipais estão sendo direcionados para o atendimento de áreas prioritárias da cidade. “O desafio agora é manter, ao longo dos próximos meses, os servidores e fornecedores em dia e ampliar os investimentos nos serviços públicos”, destaca Busatto.
Em junho de 2017, foi iniciado o parcelamento dos salários dos servidores devido à grave crise financeira enfrentada pelo município. A medida se estendeu até o mês de novembro. Com o ingresso de receitas do IPTU, os salários voltaram a ser pagos integralmente no final de dezembro de 2017 e permaneceram em dia até o final de junho de 2018, exceto o 13º salário, que foi parcelado em dez vezes em 2018.
Mesmo com redução de despesas o governo vem fazendo desde o início da gestão, o parcelamento da folha dos servidores e o atraso no pagamento dos fornecedores foram retomados a partir de julho 2018 e se estenderam até dezembro, em relação à folha de novembro. O pagamento do 13º salário está sendo novamente parcelado em dez vezes em 2019.