Angela Merkel e Bolsonaro terão encontro bilateral em Osaka

Encontro ocorre a pedido da chanceler alemã

Foto: Alan Santos / PR

Após troca de farpas sobre o meio ambiente, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro e a chanceler alemã Angela Merkel terão um encontro bilateral em Osaka, no Japão, onde ocorre a cúpula do G20 a partir desta sexta.

O encontro ocorre a pedido de Merkel e o presidente brasileiro aceitou, sem nenhuma resistência. Ao chegar ao Japão, Bolsonaro mandou um recado à chanceler: “O presidente do Brasil que está aqui não é como alguns anteriores, que vieram para serem advertidos por outros países, não. A situação aqui é de respeito para com o Brasil. Não aceitaremos o tratamento no passado, como alguns chefes de Estado que estiveram aqui”.

Ele completou, dizendo que a Alemanha precisa aprender com o Brasil, pelo fato de usar combustível fóssil na indústria. “Nós temos exemplo a dar à Alemanha sobre meio ambiente. A indústria deles continua sendo fóssil, vem parte do carvão. E a nossa não. Eles têm muito a aprender conosco”, completou.

Merkel havia dito na véspera ver “com grande preocupação” a situação no Brasil sob o governo de Bolsonaro, afirmando que queria “ter uma conversa direta” com o presidente brasileiro sobre meio ambiente. A cúpula do G20 acontece entre esta sexta e sábado, no Japão.

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, disse, também hoje, que é interesse de países como a Alemanha em explorar florestas brasileiras no futuro e que, por isso, dão “palpite” na política ambiental do País.