Obras da avenida José Pedro Boessio, no entorno da Arena, devem ser retomadas após a Copa América

Empresa Pedracon Mineração aguarda emissão da licença ambiental

Foto: Samuel Maciel/Arquivo Correio do Povo

As obras de requalificação da avenida José Pedro Boéssio, que passa em frente à Arena do Grêmio, nos bairros Farrapos e Humaitá, devem ser retomadas após a Copa América. Foi o que confirmou, hoje, o secretário de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, em entrevista à Rádio Guaíba. De acordo com ele, após a ordem de serviço, os trabalhos devem se estender por cerca de 11 meses.

O serviço prevê pavimentação em blocos de concreto, execução dos passeios, ciclovia e drenagem pluvial. A região é constantemente afetada por alagamentos decorrentes das chuvas, prejudicando a mobilidade na região. Apesar da proximidade, não há relação entra as obras e o projeto de infraestrutura do entorno do estádio, imerso em um imbróglio judicial envolvendo a construtura OAS e a subsidiária Karagounis.

Os trabalhos na José Pedro Boessio fazem parte de um outro conjunto de melhorias na região, que envolve ainda a duplicação da avenida Ernesto Neugebauer, obra retomada em janeiro após meses de paralisação por necessidade de reformulação de projeto e de contrato. A expectativa é de que os trabalhos na Ernesto sigam até novembro.

As obras das duas avenidas ocorrem mediante financiamento do FGTS e do CPAC/BNDES – Programa de Financiamento de Contrapartidas do PAC. Foram cerca de R$ 13,7 milhões para o primeiro e outros R$ 14,7 milhões destinados ao segundo projeto. A empresa Pedracon Mineração aguarda a emissão da licença ambiental para começar a trabalhar.