Obra do Largo dos Açorianos está em fase final

Secretaria do Meio Ambiente vai fazer uma vistoria técnica até sexta-feira

Foto: Alina Souza/CP

A obra de requalificação do Largo dos Açorianos está em fase final, segundo a Prefeitura de Porto Alegre. Até sexta-feira, dia 28, a Secretaria do Meio Ambiente vai realizar uma vistoria técnica para verificar os itens executados e, se necessário, solicitar reparos. Depois, será expedido o Termo de Recebimento Provisório. Entretanto, ainda não há uma data definida para a população utilizar o espaço.

De acordo com a Pasta, após o recebimento provisório, a obra passa por fase de testes dos equipamentos. O projeto do Largo contempla dois espelhos d’água em níveis distintos, interligados por uma queda d’água, por isso, é preciso fazer os ajustes quando o equipamento estiver em funcionamento.

Com estes itens verificados, será expedido o Termo de Recebimento Final. A partir disso, o espaço será liberado para uso da população.

A obra

De início, a revitalização era prevista para 2016, mas a ordem de serviço só ocorreu em outubro. As obras começaram atrasadas, porque, nos primeiros meses de contrato, a empresa encontrou interferências entre as redes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Na metade de 2017, os trabalhos foram retomados, com estimativa de entrega em fevereiro do ano passado. O prazo estourou e o Executivo informou que pretendia entregar o empreendimento ainda no primeiro semestre. Em junho, a Smam comunicou que a Elmo havia pedido mais seis meses.

Em fevereiro de 2019, a Secretaria projetou a entrega para março e, em abril, estendeu o limite até maio. Agora, o prazo final é junho.