Cartão caminhoneiro não tem data para chegar ao RS, segundo Fecam

A medida, anunciada pelo Governo Federal em maio, já está em vigor no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

A Federação dos Caminhoneiros Autônomos da Região Sul (Fecam) informou nesta terça-feira que não há uma estimativa para que o Cartão Caminhoneiro seja implementado no Estado. A medida, anunciada pelo Governo Federal em maio, já está em vigor no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da Federação, André Costa, o modelo do cartão gera contradição. ”Esse cartão não beneficia toda a categoria. Ele é uma espécie de cartão pré-pago. O caminhoneiro vai chegar no final da viagem tendo que abastecer novamente, não é uma solução fácil”.

Costa destaca que não há uma varinha mágica para solucionar os problemas do setor. ”O caminhoneiro autônomo é o mais afetado pela crise e não é um cartão que vai mudar isso”. De acordo com o presidente, não há como saber se os condutores vão aderir ao cartão.

Funcionamento

Além dos autônomos, o Cartão do Caminhoneiro Petrobras será disponibilizado para transportadores e embarcadores. A solução funcionará como cartão pré-pago na compra de diesel, em postos com a bandeira Petrobras nos principais corredores rodoviários do país.

Segundo a Petrobras, durante o período de testes, os caminhoneiros poderão realizar um pré-cadastramento pelo site www.cartaodocaminhoneiro.com.br e utilizar o serviço de forma segura. Após o lançamento definitivo, o cadastro poderá ser feito também via aplicativo, call center ou presencialmente, em locais a serem divulgados.

Feito o cadastro, o caminhoneiro poderá transferir valores para seu cartão e fazer a conversão dos valores para litros de óleo diesel, que podem ser utilizados em até 30 dias na rede de postos Petrobras credenciada.

“O Cartão do Caminhoneiro Petrobras também é uma conta digital, permitindo que as transações sejam realizadas sem a presença do cartão físico, por meio do site e do aplicativo. Os valores em reais para conversão em litros de diesel estarão sempre disponíveis no site, no aplicativo e nos postos credenciados. O crédito em litros de diesel também pode ser revertido, a qualquer tempo, para reais, dentro dos 30 dias, descontando-se uma taxa cujo valor será previamente informado aos usuários”, informou a estatal, em nota.

*Com informações da Agência Brasil.