Linhas de lotação têm novos itinerários em Porto Alegre

Linha 30.3 Santana passa a realizar um novo itinerário nesta segunda; Linha de lotação 40.5 Chácara das Pedras não circula mais na Capital

Foto: Leonardo Contursi/CMPA

A partir desta segunda-feira, a linha 30.3 Santana passa a realizar um novo itinerário, de modo experimental, nos dois sentidos, com duração de 90 dias. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a alteração busca uma maior demanda para a linha. Na última sexta-feira, a linha 40.5 Chácara das Pedras deixou de circular na Capital.

Os terminais bairro e Centro não serão alterados. Cartazes já estão nos veículos com informações sobre o novo itinerário. Também haverá uma mudança na linha 20.1 Medianeira, que terá seu terminal bairro deslocado para a praça ao lado do Hospital Espírita, bairro Teresópolis, em razão de obras na área.

Embora outros itinerários também apresentem baixa demanda, a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) não acredita na extinção de outra linha, ao menos por enquanto. Conforme o gerente-executivo da ATL, Rogério Lago, o uso de transporte por aplicativo contribuiu para a baixa procura das linhas curtas, como a Chácara das Pedras. Ele também acredita que a crise do país e o desemprego sejam fatores determinantes a diminuição de passageiros.

Foto: Arte/EPTC PMPA