Ao menos 20 mil argentinos devem acompanhar o jogo contra Catar na Arena do Grêmio

Precisando vencer, seleção encara o Catar às 16 horas

Ao menos 20 mil argentinos devem acompanhar o jogo da seleção contra o Catar, neste domingo, na Arena do Grêmio. A partida é válida pelo grupo B e começa às 16 horas. A seleção argentina tem apenas um ponto e busca uma vitória para seguir na competição.

De acordo com a Prefeitura, a proximidade com a Capital propiciou o número expressivo de turistas. Os 20 mil torcedores previstos estão na rede hoteleira da cidade. Porém, a perspectiva pode aumentar, já que muitos podem estar hospedados em casa de amigos e familiares, ou ate mesmo acampados nos parques.

Argentinos barrados

A Polícia Federal barrou a entrada de 12 argentinos no Brasil, até a manhã deste domingo. Eles constam na lista de cinco mil nomes de torcedores violentos fornecida pelo país vizinho. O último caso foi registrado em Uruguaiana.

Somente entre sexta e sábado, cerca de 6 mil argentinos ingressaram no país pelas cidades de Porto Xavier, Porto Mauá, Uruguaiana, São Borja, Santana do Livramento, Jaguarão, Chuí e Aceguá. Pelo Aeroporto Internacional Salgado filho foram quase 300.

Segurança

A Guarda Municipal atuará no patrulhamento preventivo do Centro Histórico, orla do Guaíba, Linha Turismo e Parque Farroupilha. As Equipes também reforçam o policiamento no entorno do estádio. Batedores e EPTC acompanham a escolta das delegações e os agentes de segurança municipais monitoram as torcidas na chegada ao estádio.

Transporte – Linhas especiais de transporte coletivo

Sete horas antes de cada partida as equipes começam a ser distribuídas em pontos estratégicos para o monitoramento e orientação do trânsito, transporte coletivo e pedestres. Neste momento começam os isolamentos para impedir o estacionamento de veículos nas seguintes vias:

– Rua Gilberto Lehnen: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. Pe Leopoldo Brentano e rua Airton Ferreira da Silva;

– Avenida José Pedro Boéssio: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. A J Renner e Rua Palmira Gobbi;

– Rua Palmira Gobbi: Isolamento nos dois sentidos, entre Av. José Pedro Boéssio e Rua Clóvis Paim Grivot;

Três horas antes de cada partida, começam a operar as linhas especiais para levar os torcedores até o estádio. Serão quatro linhas especiais e uma experimental, com saída em diferentes regiões da cidade.

– Linha F08 Futebol Trensurb/Arena: ônibus posicionados na av. Ernesto Neugebauer, ao lado da estação Anchieta do Trensurb. No final da partida, os ônibus estarão posicionados junto à rótula da A.J. Renner. Os usuários que utilizarem o cartão TRI poderão usufruir da integração com o benefício de 10% de desconto em ambas as tarifas.

– Linha F04 – saída do Largo Glênio Peres, com desembarque na rua Adelino Machado de Souza x av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque na av. Borges de Medeiros.

– Linha T2.3 Arena – saída do Terminal Peri Machado, com desembarque na rua Adelino Machado de Souza x av. Voluntários da Pátria. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no Terminal Peri Machado.

– Linha LCA1 – Especial Copa América – Shopping Iguatemi – saída do terminal na rua Antônio Carlos Berta, com desembarque na av. José Pedro Boéssio. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no terminal na rua Antônio Carlos Berta.

– Linha LCA2 – Especial Copa América – Shopping Praia de Belas – saída do terminal na rua Cecília Meireles e com desembarque na av. José Pedro Boéssio. No retorno, a linha parte da av. Padre Leopoldo Brentano, com desembarque no terminal na rua Cecília Meireles.

Operação de saída da Arena – uma hora antes do término da partida
– Av. A.J. Renner permanece com sentido duplo, ao final da partida, facilitando retorno de táxis e aplicativos;

– Av. Voluntários da Pátria x rua Adelino Machado de Souza – sentido único da av. Voluntários da Pátria em direção ao Centro até a rua São Jorge.

– Rua Frederico Mentz x rua Graciano Camozzato: conforme avaliação dos agentes, se houver necessidade, será implementado sentido único na rua Frederico Mentz em direção ao Centro até a rua Dona Teodora.