Exposição reúne colecionadores de peças de futebol em Porto Alegre

Peças, relíquias, jornais e documentos contam a história do esporte no Centro Histórico

No espaço, foi possível encontrar flâmulas, quadros, gibis e times de botão | Foto: Guilherme Testa/Correio do Povo

Quem passou pelo Centro Histórico de Porto Alegre no sábado pode conferir o encontro de colecionadores de peças de futebol. A atividade que reuniu apaixonados pelo esporte foi realizada na Travessa dos Cataventos da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), na rua dos Andradas. O coordenador do evento, Pancho Rivas, disse que os colecionadores expuseram verdadeiras relíquias que contam um pouco da história do esporte mais popular do Brasil.

Os expositores tinham camisetas raras de times como o Flamengo, Portuguesa de Desportos, Grêmio, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Internacional, Criciúma e de seleções como a Argentina, Uruguai, Brasil, Peru, e Paraguai, todas participantes da Copa América 2019. Os fãs do futebol também puderam conferir os estandes de artesanato e artes plásticas, utilitários, revistas e quadrinhos com referência ao futebol. No espaço, foi possível encontrar flâmulas, quadros, gibis e times de botão.

Além disso, os expositores apresentaram ao público peças, relíquias, jornais e documentos que contam a história do futebol. Segundo Rivas, a ideia é que o projeto seja realizado uma vez por mês no espaço da Casa de Cultura Mario Quintana, que apoiou a iniciativa. “Aproveitamos a realização da Copa América em Porto Alegre para mostrar o material dos colecionadores essa paixão do brasileiro”, acrescentou.

Conforme Rivas, como a Copa América voltou a ser disputada no Brasil depois de 30 anos, os colecionadores de camisetas, flâmulas, botons, brinquedos e quadros decidiram realizar o evento na cidade com a divulgação de material sobre as seleções sul-americanas que participam da competição, além de dados sobre os times do Catar e do Japão, convidados do torneio.

Entre os destaques da exposição estava uma camisa do ex-jogador Neca, que atuou pelo Grêmio, usada durante a sua passagem no São Paulo de Rio Grande. Além disso, estava sendo comercializada diversas camisetas da Portuguesa de Desportos, de São Paulo, onde atuaram jogadores como o meia Zé Roberto, Rodrigo Fabri, Enéas, Dener, que atuou no Grêmio e Ricardo Oliveira, que hoje joga pelo Atlético Mineiro.