Contemplada com verbas federais, Capital vai ampliar postos de saúde com horário estendido

A cidade vai receber cerca de R$ 1,5 milhão ao ano

Foto: Guilherme Testa/CP

Porto Alegre foi contemplada com verbas do programa Saúde na Hora, do Ministério da Saúde, e vai ampliar a rede de postos com horário de atendimento estendido. A informação foi confirmada pela prefeitura, que terá quatro meses para adaptar as unidades aos critérios do programa, entre eles o atendimento em horário ampliado, das 8h às 20h. Na prática, 23 unidades foram homologadas para funcionarem até mais tarde.

A cidade vai receber cerca de R$ 1,5 milhão ao ano. Para não perder o direito às verbas, além de atender durante o período da noite, a administração terá de atender também a outras exigências. Entre elas, possuir gerente de unidade, manter o prontuário eletrônico atualizado, possuir infraestrutura adequada para comportar as equipes e permanecer aberta no horário do almoço.

Atualmente a Capital possui quatro unidades de saúde com atendimento no turno estendido (São Carlos, Modelo, Tristeza e Ramos). As quatro funcionam até às 22h, com ofertas de consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, além de curativos, aplicação de vacinas e coleta de exames laboratoriais. O governo ressalta que “a ação tem o objetivo de reduzir o volume de usuários com baixo risco nas emergências, ampliar a cobertura da Estratégia de Saúde da Família e o número de usuários nas ações e nos serviços.”