Após revisão de nota, Caixa Federal amplia capacidade de crédito de Porto Alegre

Embora Prefeitura tenha fechado acordo milionário com o banco, Executivo permanece impedido de contrair empréstimo internacional

Foto: Joel Vargas/PMPA/CP

A Caixa Econômica Federal informou, nesta sexta-feira, que aumentou o rating (nota de avaliação de crédito) da Prefeitura de Porto Alegre. Com a melhora da avaliação, o Executivo pode acessar novas linhas de financiamento e ampliar os investimentos na cidade. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, confirmou a nota em meio à assinatura de um contrato de R$ 220 milhões com o Paço Municipal, para a construção da estação de abastecimento de água da Ponta do Arado, que vai beneficiar 250 mil pessoas.

Para a Prefeitura, o contrato simboliza a retomada da confiança das instituições financeiras na capacidade de investimento em Porto Alegre. A nota o limite de endividamento não foram revelados pela Caixa. Antes do anúncio, o teto era de R$ 260 milhões.

Conforme o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, a melhora da avaliação ocorre após dois anos de uma gestão que focou em reformas estruturantes, visando o reequilibro financeiro. O próximo passo, agora, é definir o limite de investimentos à disposição da cidade no banco.

“É uma notícia muito boa para Porto Alegre porque significa que a Caixa vai poder emprestar mais recursos”, reitera Busato. A intenção é realizar obras em áreas viárias, de saneamento e esgoto, drenagem, além de melhorias em escolas e postos de saúde.

Porto Alegre segue com nota C no Tesouro Nacional

Embora o Paço Municipal tenha recebido fôlego novo junto à Caixa, Porto Alegre continua com nota C perante o Tesouro Nacional. Desde novembro de 2017, a Capital teve análise de crédito rebaixada pelo governo federal. Com isso, o Executivo segue impedido de contrair financiamentos em nível internacional.