Sindicato dos Agentes de Polícia Civil apoia locação de imóveis para abrigar detentos

Medida deve retirar presos de viaturas e delegacias

Alina Souza / CPMemória

Sindicato dos Agentes de Polícia Civil do Rio Grande do Sul (Ugeirm) considera positiva a iniciativa do Governo do Estado em locar imóveis para abrigar detentos à espera de vagas no sistema prisional. Segundo Fábio Castro, vice-presidente da entidade, ”toda medida para solucionar a questão, que já dura quatro anos, é importante”.

Castro destaca que a média semanal de presos em viaturas ou delegacias é de 100 a 130, na Capital e Grande Porto Alegre. Além disso, a situação também é registrada no interior do Estado.

Sobre os imóveis, pelo menos três espaços devem ser locados, dois deles situados em Porto Alegre. Um terceiro, também no radar do Executivo, fica situado na região Metropolitana. Os endereços, que ainda não foram revelados, devem estar liberados em até um mês.

O Palácio Piratini adiantou, ainda, que um imóvel de propriedade do Estado já passa por reformas para ajudar a reduzir o acúmulo de pessoas detidas em situação inadequada. Nesse espaço, seguem pendentes a instalação de grades e o reforço estrutural. A previsão é de que o centro de triagem, com capacidade para abrigar 200 presos, seja entregue em até 60 dias.

Estado tem até amanhã para esvaziar presos das viaturas

Na terça, mais uma decisão judicial deu prazo de 48 horas para que o Estado retire os presos de viaturas da Polícia. Notificado às 12h de quarta, a Secretaria de Administração Penitenciária precisa, em tese, cumprir a decisão até o mesmo horário de sexta-feira. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE), porém, trabalha na causa e busca recorrer da sentença.