Eduardo Leite visita soldado ferido durante manifestações em Alvorada

Matheus Lemos Borges, de 28 anos, sofreu pedrada no olho direito

Eduardo Leite frisou a solidariedade e reconhecimento ao brigadiano ferido | Foto: Alina Souza

O governador Eduardo Leite visitou, na manhã desta quinta, o soldado do Pelotão de Operações Especiais do 24º BPM de Alvorada, Matheus Lemos Borges, de 28 anos, ferido gravemente no olho direito por uma pedrada durante as manifestações ocorridas na semana passada. O policial militar segue internado no Hospital da Brigada Militar no bairro Vila Assunção, em Porto Alegre.

“A força policial é feita por gente, por pessoas, por seres humanos, que têm a exposição da própria vida para garantir as condições de convivência da sociedade. O que assistimos nos episódios das manifestações transborda o que se compreende como direito democrático. A tentativa de impor por parte de um grupo a sua visão, através da obstrução e enfrentamento da força policial, não condiz com o que compreendemos como democracia. A Brigada atuou de forma qualificada e comprometida. Está aqui a expressão infelizmente de um soldado que se expôs para cumprir e manter a ordem”, declarou.

Já o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mário Ikeda, disse que recebeu com alegria a visita do governador Eduardo Leite, o que, segundo ele, demonstra “a valorização do nosso policial militar que trabalha na linha de frente e que se dedica diariamente”. Conforme o oficial, o gesto mostra também à população gaúcha que “as autoridades constituídas reconhecem a dedicação e empenho” da categoria.

O diretor do Departamento de Saúde da BM, coronel Igor Wolwacz, explicou que o quadro do policial militar inspira cuidados e que a equipe aguarda e observa a evolução do trauma contuso no olho afetado. “Está sendo avaliada diariamente por nossa equipe de oftalmologista”, observou. Não existe previsão de alta por enquanto.