Confira como ficarão os serviços em Porto Alegre no feriado de Corpus Christi

Bancos irão reabrir somente na sexta-feira e transporte irá funcionar com horário especial

Bancos não irão funcionar no feriado desta quinta-feira | Foto: Alina Souza / CP Memória

Muita gente vai aproveitar o dia de Corpus Christi para emendar o feriadão. Mas, os serviços, em âmbitos municipal, estadual e federal, fecham amanhã e retornam normalmente na sexta-feira, em sua maioria. É o caso dos bancos, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), e as agências lotéricas, de acordo com Sindicato dos Agentes Lotéricos, Correspondentes Bancários, Comissários e Consignatários do Estado do RS (Sincoergs).

As contas vencidas no dia 20 podem ser pagas no dia seguinte, sem ônus aos consumidores. A Prefeitura de Porto Alegre mantém serviços essenciais em regime de plantão no feriado desta quinta-feira. O expediente regular será retomado na sexta-feira.

A EPTC informa no Corpus Christi as linhas de ônibus operam com tabela de feriado. Na sexta, a operação será adequada à demanda, com tabela eventual. Os pronto-atendimentos e hospitais permanecerão abertos 24 horas. Nas unidades de saúde, o atendimento será retomado sexta-feira, a partir das 8h. A Farmácia de Medicamentos Especiais do Estado estará fechada na quinta, mas retorna as atividades na sexta, a partir das 7h.

O DMLU trabalhará com todas as coletas durante o feriado. Os supermercados de Porto Alegre também abrirão nesta quinta-feira. O comércio de Porto Alegre poderá operar como nos demais dias feriados, conforme informou o Sindilojas. No caso dos shoppings, a abertura de lojas é opcional, mas deverão funcionar com horário de domingo. Praças de alimentação e cinemas funcionam todo o dia.

Já na Ceasa, o cronograma é diferente: o mercado fecha hoje, véspera do feriado, e abre na quinta-feira. Os Correios informam que todas as agências estarão fechadas no feriado e reabrem na sexta-feira. O mesmo ocorre com as agências e postos de atendimento da CEEE: fecham na quinta e reabrem na sexta-feira. Os clientes podem solicitar atendimento pela Agência Virtual, pelo teleatendimento 0800-7212333 ou, em caso de falta de luz.

A Trensurb informa que os intervalos entre trens no feriado de Corpus Christi seguirão a tabela horária de domingos e feriados.