RS vai ter queda de temperatura e chance de chuva nesta quarta

Próximas madrugadas podem ser geladas, com primeiras mínimas negativas do ano

Foto: Joel Vargas / PMPA

Uma frente fria vai trazer nuvens e chuva para Centro, Norte e Leste gaúcho na primeira metade desta quarta-feira. No Oeste e parte do Sul, o sol aparece já de manhã. À tarde, o tempo melhora em grande parte da Metade Norte e só áreas próximas de Santa Catarina devem ter instabilidade.

Porto Alegre pode ter chuva na primeira metade do dia, mas o sol aparece à tarde. Em alguns locais, a frente pode chegar com chuva forte de curta duração e ainda rajadas de vento. O ar frio proporciona um dia ameno, com máximas no início do dia e mínimas à noite, e vento moderado a forte na metade Sul e na faixa Leste.

As mínimas rondarão os 8°C em São José dos Ausentes e os 9°C em Cruz Alta. Já as máximas podem chegar a 20°C em Santa Cruz do Sul e 22°C em Torres. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 14°C e 20°C.

Com o ar frio e um centro de alta pressão atuando sobre o Sul, as próximas madrugadas vão ser frias com mínimas de um dígito em praticamente todas as localidades gaúchas e que podem ficar ao redor de 0ºC nas partes mais altas do Rio Grande do Sul.

Não se pode descartar que ocorra a primeira mínima negativa de 2019. Com a temperatura muito baixa na madrugada, a tendência é de geada em algumas regiões como áreas mais altas da metade Norte e na Campanha. Essa incursão fria é de curta duração e se espera o retorno da temperatura elevada com calor em pleno inverno climático durante o fim de semana e no começo da semana que vem.