Piratini promete anúncio sobre ações no sistema penitenciário nos próximos dias

Medida deve encaminhar para o sistema penitenciário os detidos em viaturas e delegacias

Foto: Governo do Estado./Divulgação./

O Governador Eduardo Leite disse, durante coletiva na tarde desta segunda-feira, que o Executivo deve anunciar, durante a semana, ações nas penitenciárias gaúchas. A medida deve encaminhar para o sistema penitenciário os detidos que aguardam vagas em viaturas e delegacias.

”Nos próximos dias vamos anunciar ações para a estrutura das penitenciárias e encaminhar soluções para os presos em delegacias e viaturas. Boa parte dessa situação acontece porque nosso Governo tem força na segurança pública. Nos primeiros cinco meses de gestão, fizemos 25% mais prisões do que o mesmo período do ano passado. Então, são mais prisões, polícia na rua, RS Seguro, mais operações integradas e isso resulta em uma atuação forte da polícia”, comenta o Governador.

Isaac Ortiz, presidente do Sindicato dos Agentes de Polícia do RS (Ugeirm) salienta que compreende os esforços do Governo, mas que lugar de preso é em presídio, independente dos espaços estarem superlotados.

“Notamos que o atual governo tem demonstrado esforço pare resolver o problema, tanto que já é um compromisso a construção de novos presídios para desafogar esses presos. Mas, precisamos resolver isso, já que esvazia [delegacias e viaturas] em um dia e no outro já está lotado novamente. Precisamos de algo permanente, não paliativo. Tem que levar esses detidos para as penitenciárias, é no presídio que resolve e é lá que tem que ter vaga. O judiciário deveria fazer uma revisão sobre a situação dos presos. Não adianta proibir a entrada nos presídios e deixar na rua. Lugar de preso é na cadeia, não em delegacia e viaturas”, comenta.

Até o final da tarde de ontem, a Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) registrava 81 presos em viaturas e delegacias da Capital e Grande Porto Alegre aguardando vaga no sistema penitenciário. No final de semana o número foi de 179.

Brigada Militar custodiando presos em viaturas no Palácio da Polícia. Foto: Samuel Vettori./ Record TV