Bolsonaro pede que Congresso mantenha decretos de porte de arma

Plenário do Senado pode analisar, nesta terça-feira, matéria que suspende um deles

Foto: Marcos Corrêa / PR / Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro apelou hoje que dois decretos que assinou sobre o porte de armas não sejam suspensos pelo Congresso Nacional. Em discurso durante a cerimônia de lançamento do Plano Safra 2019/2020, que teve a presença de parlamentares e de representantes do setor agrícola, Bolsonaro disse que a medida é importante para garantir a segurança no campo.

O plenário do Senado pode analisar, ainda nesta terça-feira, uma matéria que suspende um dos decretos de Bolsonaro, que amplia as possibilidades de porte de arma.

“O Senado e a Câmara vão discutir a questão do decreto das armas. A segurança no campo é uma coisa importantíssima, e nós ampliamos por decreto o porte de arma de fogo em todo o perímetro da propriedade de vocês. Não deixem esses dois decretos morrerem na Câmara ou no Senado. Nossa vida é muito importante”, disse o presidente.

Mais cedo, em entrevista a jornalistas, Bolsonaro falou sobre o assunto e disse que o decreto de armas atende a vontade expressa pela população no referendo de 2005. Na ocasião, os eleitores foram às urnas e responderam à pergunta: “O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?”. A maioria dos eleitores escolheu o “não”.

O presidente afirmou também que não pode “fazer nada” caso a suspensão do decretos seja aprovada. “Não sou ditador, sou democrata.”