Requião comemora demissão de Levy do BNDES: “saiu humilhado”

Ex-senador paranaense criticou “entreguistas” no governo e no judiciário

Ex-senador concedeu entrevista à Rádio Guaíba nesta segunda (17) | Foto: EBC

Expoente da ala nacionalista do MDB, o ex-senador Roberto Requião criticou o governo de Jair Bolsonaro nesta segunda-feira. Em entrevista ao programa Direto ao Ponto, o paranaense ironizou o pedido de demissão do presidente do BNDES, Joaquim Levy. O economista foi ministro da Fazenda no governo Dilma e comandava o banco de desenvolvimento na atual gestão. Neste final de semana, após críticas públicas de Bolsonaro, Levy deixou o cargo.

Ouça a íntegra da entrevista no Spotify da Rádio Guaíba

Para Requião, o perfil liberal de Joaquim Levy foi uma das causas da queda de Dilma Rousseff. “Uma maravilha, uma atitude magnífica do presidente Bolsonaro”, considerou. “Melhor que isso, só o defenestramento do Guedes”, concluiu em referência ao ministro da Economia. Roberto Requião criticou ainda a postura de Bolsonaro diante de ministros e técnicos do governo. “Ele vem humilhando generais, humilhando economistas importantes”, avalia.

Sobre a Lava Jato, Requião considera que o Judiciário e o Ministério Público atuavam em conjunto contra políticos progressistas. “Há claramente uma seleção para viabilizar o liberalismo econômico, o fim da soberania e a perseguição dos trabalhadores”, pondera. O ex-senador apontou que não importariam “as garantias e o processo legal” para a direita, dizendo que a esquerda teria sido vítima de uma “treta”. Líder do MDB no Paraná, onde foi governador, Requião criticou o atual posicionamento político da sigla.