O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira, um pacote de R$ 301 milhões em investimentos em estradas, com recursos disponibilizados pelo Tesouro estadual e via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O aporte financeiro engloba a recuperação e a conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas, fiscalização de obras, além da aquisição de equipamentos e veículos para o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM). Mais de 60 municípios serão beneficiados com obras em mais de 40 trechos da malha estadual.
Ao todo, R$ 170 milhões, oriundos do Tesouro (R$ 136 mi) e da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico, a Cide (R$ 34,4 milhões), serão distribuídos entre as 17 superintendências regionais do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer).
Já os R$ 131 milhões restantes serão investidos para retomada das obras de duplicação e conclusão da ERS-118. O governo remanejou o recurso junto ao BNDES, uma vez que ele já havia sido assegurado. As verbas foram realocadas para uma obra considerada prioritária e de maior impacto. A exigência partiu do próprio BNDES. A conclusão da estrada é prevista, com isso, para o fim de 2020.
“Temos um orçamento comprimido pelas dificuldades fiscais e, mesmo assim, estamos trabalhando muito fortemente para darmos respostas à nossa sociedade. Tivemos como prioridade, nos primeiros meses de governo, aquilo que mais nos toca, que é a saúde. Agora, depois de assistirmos muitas reclamações das condições das nossas estradas, vamos priorizar essa área tão sensível e ao mesmo tão importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o governador.
Conforme Eduardo Leite, a ERS-118 é considerada fundamental para o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul e a mobilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Até agora, já foram investidos mais de R$ 200 milhões na duplicação, finalizada em 70%. A obra de construção prevê um total de 21,5 quilômetros, desde o entroncamento com a BR-116, em Sapucaia do Sul, até o cruzamento com a BR-290 (FreeWay), em Gravataí.
Após análise por técnicos do Daer, foram priorizados trechos em piores condições, demandas judiciais, pagamento de dívidas do exercício anterior e a continuidade de obras mais próximas da conclusão.
“Os passos futuros na área de infraestrutura de transportes dependem do governo do Estado, é claro, mas inegavelmente exigem, também, uma forte aliança de toda a sociedade para que encontremos, juntos, as soluções para o setor”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, citando o RS Parcerias, que vai incluir as estradas atualmente sob gestão da EGR, e as concessões em andamento da RSC-287 e da ERS-324.
Melhorias
O quê: recuperação e conservação de rodovias estaduais e pontes, acessos municipais, sinalização, melhorias em vias urbanas por meio de convênios municipais, fiscalização de obras, conforme as regiões:
1ª Superintendência Regional – Esteio: R$ 8,9 milhões
2ª Superintendência Regional – Bento Gonçalves: R$ 12,4 milhões
3ª Superintendência Regional – Santa Cruz do Sul: R$ 15,3 milhões
4ª Superintendência Regional – Santa Maria: R$ 4,1 milhões
5ª Superintendência Regional – Cruz Alta: R$ 10,1 milhões
6ª Superintendência Regional – Passo Fundo: R$ 8,9 milhões
7ª Superintendência Regional – Pelotas: R$ 9,2 milhões
8ª Superintendência Regional – Bagé: R$ 2,4 milhões
9ª Superintendência Regional – Alegrete: R$ 7,2 milhões
10ª Superintendência Regional – Cachoeira do Sul: R$ 4 milhões
11ª Superintendência Regional – Lajeado: R$ 26,7 milhões
12ª Superintendência Regional – Santiago: R$ 8,5 milhões
13ª Superintendência Regional – Erechim: R$ 9,4 milhões
14ª Superintendência Regional – Santa Rosa: R$ 17,9 milhões
15ª Superintendência Regional – São Francisco de Paula: R$ 6,2 milhões
16ª Superintendência Regional – Osório: R$ 6,9 milhões
17ª Superintendência Regional – Palmeira das Missões: R$ 7,4 milhões
Comando Rodoviário da Brigada Militar
O quê: equipamentos e veículos para monitoramento das estradas estaduais de todo o RS. O investimento chega a R$ 5 milhões.