Documentário sobre Olívio Dutra está disponível online

O Galo Missioneiro - A trajetória de um Militante está hospedado em link aberto

Foto: Divulgação

Após ser lançado na Capital e cidades do interior, documentário O Galo Missioneiro – A trajetória de um Militante está disponível no YouTube. De bancário nascido em Bossoroca, na região das Missões, a governador do Estado, o documentário mescla imagens do presente e do passado do político, com arquivos da Casa de Cinema, Fetrafi-RS e Sindicato dos Bancários. O filme tem direção de Thiago Köche e produção de Karen Loss, Sonia Rosler e Tina Griebeler.

É interessante notar que o diretor não interfere nas cenas captadas, mas opta por apenas registrar os acontecimentos. Os momentos, por sinal, são muito bem escolhidos, trazendo leveza na edição. As gravações duraram cerca de um ano.

Após o lançamento do longa em julho do ano passado, Köche aproveitou uma sessão de apresentação do filme em Montevidéu para gravar o encontro entre Olívio e o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica – eles são amigos de longa data – para apresentar um novo corte, acrescentando sete minutos à obra.

O filme – que se apresenta como militante e independente, o que demonstra do que se trata ao espectador – traz momentos cativantes de um político que é respeitado mesmo por aqueles que não votam no PT. Além das cenas de Olívio político, o cotidiano do senhor de 78 anos que anda de bicicleta para se exercitar e de ônibus em Porto Alegre – como nunca deixou de fazer – são vistas com naturalidade no documentário.

Mesmo que seja uma homenagem ao político, momentos polêmicos como o caso Ford também são retratados. “O próprio Olívio disse que não poderia faltar”, ressalta o diretor.