Bloqueio atmosférico termina, mas terça ainda vai ter sol e calor no RS

Chuva avança à noite, com aumento do vento

Foto: Alina Souza/CP

A terça-feira vai ser o último dia sob o bloqueio atmosférico responsável pelo tempo seco e muito quente para essa época do ano, que predominou, nos últimos dias, no Rio Grande do Sul. O sol aparece novamente na maioria das regiões, mas uma frente fria ingressa com aumento de nuvens e chuva no fim da tarde e à noite pelo Oeste e Sul.

Na metade Norte, não se descarta instabilidade muito isolada associada ao ar quente. Em pontos isolados, o amanhecer ameno vai ter neblina ou nevoeiro. Já a tarde fica quente para a segunda quinzena de junho. O vento se intensifica do Centro para o Oeste do Estado, soprando do quadrante Norte.

As mínimas rondarão os 6°C em São José dos Ausentes e os 9°C em Vacaria. Já as máximas podem chegar a 28°C em Santa Maria e a 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 16°C e 27°C.

Ciclone na Argentina
Um centro de baixa pressão vai dar origem a um ciclone extratropical na província de Buenos Aires. O ciclone deve trazer chuva forte e muito volumosa para a província da Argentina, além de fortes rajadas de vento, especialmente em áreas de costa. A frente fria associada ao ciclone avança pelo Rio Grande do Sul no fim da terça e na quarta, mas vai trazer pouca chuva na maioria das áreas.

Modelos não sugerem temporais, mas com ar quente na dianteira da frente e uma corrente de jato em baixos níveis atuando, não é possível afastar que a instabilidade seja maior que a antecipada pelos modelos e que isoladamente ocorram eventos de tempo severo. O ciclone também provoca vento, de moderado a forte.