Metade da Argentina tem energia restabelecida após apagão

Falha em sistema elétrico também afetou o Uruguai neste domingo (16)

Foto: Reprodução/C5N

Autoridades argentinas afirmam que o processo de normalização do fornecimento de energia elétrica começou por volta das 14h30mim deste domingo (16). Desde a madrugada, todo o país vizinho está sem luz, em razão de uma “falha massiva” na rede que conecta as hidrelétricas de Yacyretá e Salto Grande. O blecaute também afetou o Uruguai.

Segundo o jornal Clarín, de Buenos Aires, metade da Argentina já estava com o serviço normalizado no início da tarde. O governo admite a gravidade do problema e cogita punir os responsáveis pela falha. Uma investigação de 10 dias vai apurar a origem do apagão.

A publicação afirma que um alerta sobre a falha havia sido enviado para as autoridades argentinas, que não notaram o problema. A Casa Rosada nega a informação.

O blecaute também provocou repercussões políticas, a 4 meses das eleições presidenciais na Argentina. O presidente Mauricio Macri, que concorre à reeleição, disse que se trata de um “caso inédito” e prometeu uma profunda investigação.

O líder da chapa da ex-presidente Cristina Kirchner, o peronista Alberto Fernández, criticou o governo. O candidato de oposição usou um tweet antigo de Macri, quando o então prefeito de Buenos Aires culpava Kirchner pelos cortes de energia no país.