Dengue: Saúde aplica inseticida em ruas da zona Leste

Aplicação ocorre nos bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho

Operação ocorre na divisa dos bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho - Crédito:  Eduardo Beleske/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) programou para a manhã de segunda-feira, 17, a partir das 9h30, operação para aplicar inseticida em ruas da divisa dos bairros Bom Jesus e Jardim Carvalho, na zona Leste da cidade, por confirmação de casos de dengue na região.

Haverá pulverização nos seguintes locais:

– trecho da rua Alá
– quarteirão formado pelas ruas A, B, C e D
– parte da rua Vladimir Herzog, rua José Madrid
– parte da av. Sargento Manoel Raymundo Soares

A médica veterinária Rosa Maria Carvalho, que vai coordenar a ação em campo, destaca que o bairro Bom Jesus confirmou até o momento cinco casos de dengue (três até o dia 8, dois na semana passada), e que já houve transmissão de vírus da dengue na região em 2013.

A técnica enfatiza a importância de a comunidade revisar pátios e eliminar focos de água parada, diminuindo a infestação vetorial, e de pessoas que já tiveram dengue adotarem medidas de proteção efetivas, como uso de roupas com pernas e mangas compridas, uso de repelente corporal e elétrico se possível. “Diante de sintomas compatíveis, procurem atendimento de saúde o mais rápido possível”, destaca. Entre os sintomas, destaque para febre acompanhada por um ou mais sintomas como dores no corpo, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Em caso de chuva a operação será cancelada, pois a chuva ou umidade extrema diminui a eficácia do inseticida.