Moro fala que não reconhece autenticidade de mensagens de site

The Intercept Brasil mostrou ontem suposto diálogo em que ex-juiz federal dá instruções a procuradores da Lava Jato e ironiza advogados de Lula: "Showzinho da defesa"

Foto: Agência Brasil

O Ministério da da Justiça e Segurança Pública divulgou nota à imprensa, neste sábado, afirmando que o ministro Sergio Moro “não reconhece a autenticidade” e não vai comentar “supostas mensagens de autoridades públicas colhidas por meio de invasão criminosa de hackers”.

A nota do ministério reitera “a necessidade de que o suposto material, obtido de maneira criminosa, seja apresentado a autoridade independente para que sua integridade seja certificada”, já que também pode ter sido adulterado e editado.

O site The Intercept Brasil publicou na noite de ontem trecho de suposto chat privado na plataforma de mensagens instantâneas Telegram, em 10 de maio de 2017, quando o então juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal do Tribunal de Justiça do Paraná, sugere ao então procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima distribuir nota à imprensa para rebater afirmações da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva, após o depoimento do ex-presidente da República no caso do triplex do Guarujá, em investigação pela Operação Lava Jato.

“O que achou?”, quis saber Moro. O juiz se referia ao maior momento midiático da Lava Jato até então, ocorrido naquele mesmo dia: o depoimento Lula no processo em que ele era acusado de receber como propina do triplex.

Veja o diálogo a partir desse ponto:

Santos Lima – 22:10 – Achei que ficou muito bom. Ele começou polarizando conosco, o que me deixou tranquilo. Ele cometeu muitas pequenas contradições e deixou de responder muita coisa, o que não é bem compreendido pela população. Você ter começado com o Triplex desmontou um pouco ele.

Moro – 22:11 – A comunicação é complicada pois a imprensa não é muito atenta a detalhes

Moro – 22:11 – E alguns esperam algo conclusivo

Moro – 22:12 – Talvez vcs devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com o resto das provas ou com o depoimento anterior dele

Moro – 22:13 – Por que a Defesa já fez o showzinho dela.

Santos Lima – 22:13 – Podemos fazer. Vou conversar com o pessoal.

Santos Lima – 22:16 – Não estarei aqui amanhã. Mas o mais importante foi frustrar a ideia de que ele conseguiria transformar tudo em uma perseguição sua.