PF coleta dados do celular de Moro em investigação de suposto ataque hacker

Ministro encaminhou denúncia na semana passada

Foto: Wilson Dias / Agência Brasil / CP

Peritos da Polícia Federal estiveram na sede do Ministério da Justiça, em Brasília, para coletar dados do celular do ministro Sergio Moro, nessa terça-feira. A PF instaurou inquéritos para investigar um suposto ataque de hacker ao celular do ministro e de procuradores responsáveis pelas acusações da Operação Lava Jato em Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Moro encaminhou a denúncia na semana passada.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o procedimento é padrão nesse tipo de investigação. O perito espelha os dados do celular atingido para tentar rastrear a origem dos ataques. A cópia desses dados permite obter o histórico de ligações e a utilização de aplicativos, como o Telegram, por meio do qual Moro mantinha conversas com os procuradores.

A PF suspeita que a ação pode ter sido planejada para atingir a Operação Lava Jato. Segundo os investigadores, Moro atendeu a uma ligação que tinha como origem o próprio número de celular, quando percebeu o ataque. Ainda conforme o Estadão, o ministro não tinha a dupla verificação do Telegram, que reforça a segurança de dados processados pelo aplicativo.