Acordo garante discussão da Previdência sem obstrução nem pressa

Todos os parlamentares inscritos terão direito a palavra sem que governistas, com pressa em aprovar a matéria, apresentem requerimento para encerrar a fase de discussões

Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil

Com a confirmação de que o relatório do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) vai ser mesmo apresentado, nesta quinta-feira, na Comissão Especial da Reforma da Previdência, a oposição e o presidente do colegiado, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), fecharam acordo hoje para garantir que não haja obstrução na fase de leitura do documento e de discussão da proposta.

Durante uma reunião a portas fechadas entre Ramos, Moreira e representantes das bancadas dos partidos para definir os procedimentos das próximas reuniões da comissão, ficou acertado que todos os parlamentares inscritos terão direito a palavra sem que governistas, com pressa em aprovar a matéria, apresentem requerimento para encerrar a fase de discussões quando for atingido o número de inscritos previstos pelo regimento para discussão. “Todos os inscritos terão a palavra”, comemorou o líder da oposição, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ).

A leitura do parecer do relator Samuel Moreira ocorre a partir das 9h30min. A expectativa, contudo, é de que os debates comecem só na próxima terça-feira. Além disso, o feriado de Corpus Christi, na quinta, e os festejos juninos no Nordeste, o que deixa a Câmara sem quórum, devem empurrar a conclusão dos trabalhos da Comissão para o início de julho. Hoje, porém, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-SP) disse estimar que a votação do parecer, no colegiado, ocorra em 25 de junho.