Abertura da Copa América, no Morumbi, prevê 10 minutos de muita tecnologia

Sobre a greve geral programada para a sexta-feira, organização do evento disse esperar que tudo aconteça de forma pacífica

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Com 400 pessoas em cena, 100 músicos e muita tecnologia, a cerimônia de abertura da Copa América vai mostrar o sonho de 12 crianças, cada uma representando um dos países que participarão da competição.

Segundo os organizadores da Copa, a história das crianças vai ser contada em duas partes: a primeira, no início, e a segunda, no encerramento da cerimônia. A abertura ocorre a partir das 21h10min de sexta-feira, no estádio do Morumbi, em São Paulo.

“É a primeira vez, em grandes eventos, que a gente conta (uma história) neste formato (dividida em duas partes). Desta vez, o Brasil, como anfitrião, convida toda a América do Sul para contar uma história junto. Os protagonistas serão os 12 países juntos, com os dois convidados (Japão e Catar)”, disse o diretor artístico da cerimônia, Edson Erdmann. “A plateia do estádio vai participar e vai contar a história junto”, ressaltou.

Erdmann lembrou que os espetáculos que abriram a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, contaram a história do Brasil. “Agora teremos ancestrais de todos os países convidados e vamos contar a história da América do Sul”, afirmou.

Durante a cerimônia, espaço garantido para a música-tema da Copa América, Vibra Continente, escrita por Rafinha RSQ, Léo Santana, Karol G e Ovy On the Drums. A canção, que vai ser interpretada pelo baiano Léo Santana e pela colombiana Karol G, mistura o swing latino e o funk.

A organização ainda não sabe quantos chefes de Estado vão participar do jogo de abertura da Copa América, entre Brasil e Bolívia. Até este momento, apenas o presidente Jair Bolsonaro e o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al Thani, confirmaram presença.

Das 12 seleções que vão participar do evento, dez já chegaram, exceto as do Paraguai e do Uruguai, com desembarque previsto para esta quinta.

Os portões do Morumbi serão abertos quatro horas antes do início do jogo entre Brasil e Bolívia, marcado para as 21h30min. A dica é que as pessoas usem o transporte público e cheguem cedo ao estádio, já que vai ser proibido circular de carro dentro da área de segurança estabelecida ao redor de cada estádio.

Ingressos ainda disponíveis
O diretor-geral do Comitê Organizador Local, Segundo Agberto Guimarães, informou que torcedores de mais de 117 países adquiriram ingressos para a Copa América no Brasil. Segundo Guimarães, mais de 65% dos ingressos foram vendidos, mas a expectativa é de aumento do volume de vendas com o início da competição.

Greve geral
Quanto à greve geral, convocada para esta sexta-feira, dia de abertura da Copa América, Agberto Guimarães, informou que a organização do evento vai acompanhar a possível paralisação. “O que posso dizer é que nossas áreas de operação e segurança têm trabalhado em parceria com as instituições governamentais. As ações que devem ser tomadas, devem ser tomadas pelos entes públicos. Não temos autoridade para impedir nada disso. Vamos acompanhar de perto, em parceria. E esperar que tudo aconteça de forma pacífica, sem nenhum problema.”

Competição
A 46ª Copa América, que reúne 12 seleções, vai ser disputada em cinco cidades: Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre.

O Brasil está no Grupo A e enfrenta as seleções da Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B é formado pelas equipes da Argentina, da Colômbia, do Paraguai e do Catar. Fazem parte do Grupo C o Uruguai, o Equador, o Chile e o Japão.

O atual campeão é o Chile. O Brasil obteve o último título na Copa América em 2007, na Agentina.

Mascote
A mascote da competição é a capivara Zizito. Nesta quarta-feira, Léo Santana, Karol G e o ex-lateral da Seleção Brasileira Cafu posaram, no Morumbi, com a personagem, cujo nome homenageia o maior artilheiro da história da competição, Zizinho, que marcou 17 gols e divide a liderança com o argentino Norberto Méndez.