“Duvido que este pessoal tenha dormido sem Rivotril”, diz jurista ironizado por Dallagnol

Lênio Streck afirma que vazamento de conversas pode justificar anulação de processos

Professor Lênio Streck participou do Direto ao Ponto nesta segunda-feira (10)

O jurista Lênio Streck afirmou, em entrevista à Rádio Guaíba, que as conversas do ex-juiz Sérgio Moro com procuradores da força-tarefa da Lava Jato configuram em “um dos fatos mais graves desde a Constituição de 88”. O professor dos cursos de pós-graduação em Direito na Unisinos foi ironizado pelo Procurador da República Deltan Dallagnol em uma das mensagens vazadas. No texto, o coordenador das ações do Ministério Público Federal diz que o advogado é um dos ’juristas’ – entre aspas – “que falam em falta de provas” no processo contra o ex-presidente Lula.

Escute a íntegra da entrevista com o jurista Lênio Streck:

Streck provocou os citados e afirmou que a força-tarefa teria se utilizado de vazamentos ilegais no andamento das investigações. “Duvido que alguém deste pessoal tenha dormido sem Rivotril nesta noite”, ironizou. Para o jurista, os procuradores foram “vítimas do próprio veneno”.

No programa Direto ao Ponto, Lênio Streck cita duas possibilidades para o vazamento: a ação ilegal de um hacker ou um uma ação interna. Com a suposta ilicitude, as provas contra Moro e Dallagnol não poderiam ser utilizadas contra eles. O jurista avalia que a relação exposta entre o juízo e a investigação abre precedente para pedidos de anulação dos julgamentos até então realizados. As conversas podem servir para a defesa de réus da Lava Jato. “Demonstra que ali faltou isenção”, afirma Streck.

Citando a possibilidade de ter ocorrido um “compadrio” entre juiz e procuradores, Streck afirma que os fins não podem justificar os meios na democracia. Como consequências, o jurista afirma que defensores de réus devem questionar a isenção dos julgamentos e lembra que o Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público podem abrir procedimentos para investigar a atuação dos citados.