Emprego com carteira assinada cresce em abril após quatro anos

Desemprego aumentou frente o trimestre anterior, que compreende os meses de novembro, dezembro e janeiro, e atinge 13,2 milhões de brasileiros

Foto: Marcos Santos / USP Imagens / CP Memória

Depois de 16 trimestres de queda, o emprego com carteira assinada voltou a crescer 1,5% no trimestre fechado em abril na comparação com o mesmo período de 2018. É o que mostra a Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) de abril, divulgada nesta sexta-feira (31) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, diz que parte da recuperação dos empregos com carteira de trabalho veio dos setores de educação e saúde, de trabalhadores de baixo nível educacional da mineração, construção e transporte e, também, dos profissionais liberais.

“O aumento reflete o início de um quadro favorável. É a primeira vez que a categoria carteira de trabalho respira desde o início da crise em 2014”, explica Azeredo.

O desemprego aumentou para 12,5% frente ao trimestre anterior, dos meses de novembro de 2018 a janeiro de 2019, quando havia 12,6 milhões de pessoas nesta situação. O número de desempregados chega a 13,2 milhões.