Criadores da Raça Jersey poderão usar afixo das Prefeituras para registro de animais

Foto: Divulgação

Um projeto desenvolvido pela atual diretoria da Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul (ACGJRS) com as prefeituras municipais pretende facilitar o registro dos animais e, consequentemente, melhorar a genética Jersey dos rebanhos do município. A iniciativa funciona da seguinte forma: as prefeituras passarão a ter um afixo na Associação.

Assim, cada criador poderá utilizar o afixo da prefeitura do seu município para registrar seus animais. Posteriormente, os dados são enviados ao Serviço de Registro Genealógico (S.R.G) da Associação gerando um senso do rebanho mais fiel e preciso.De acordo com o presidente da ACGJRS, Darcy Bitencourt, o objetivo do projeto é oferecer uma alternativa que deve beneficiar tanto o município, quanto o produtor. “É um tipo de parceria onde todos ganham. Para o criador será importante pois terá apoio”, afirma.

As prefeituras de Anta Gorda e Boa Vista do Cadeado foram os primeiros municípios a aderir ao projeto. Segundo o presidente da ACGJRS, mais duas prefeituras deve aderir a parceria de colaboração nas próximas semanas.“Devemos assinar essa parceria nos próximos dias com os municípios de Cerrito e Morro Redondo. No entanto, nosso objetivo é atingir 50% dos municípios que tem um rebanho significativo de Jersey até o final do ano”, afirma Bitencourt.